segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SPICE GIRLS!

 
Gente, eu esses dias nos meus surtos de nostalgia, comecei a ver alguns videos das Spice Girls no youtube e  procurei fotos na internê, e, como nada que quem trabalha/estuda/aprecia moda já não saiba,  mais uma vez cheguei a conclusão de como a moda é cíclica.

Na época das Spice (como eu carinhosamente as chamava), anos 90, elas eram ícones e lançadoras das tendências daquela época. Todo mundo queria usar os tênis com plataforma, usar as roupas que elas vestiam, cantar e dançar igual a elas...Tanto é que venderam milhões de discos em todo o mundo, e apareceram em importantes veículos de mídia impressa (oi, TCC!) tanto da música (Rolling Stone Magazine), como da moda (VOGUE USA).


Além disso, fizeram tanto sucesso que o nome do grupo foi vinculado a diversos produtos. Quem não queria comer milhares de pirulitos pra completar a coleção de figurinhas??
Ou então, comprar as bonecas, albuns, chaveiros, imãs e mais uma infinidade de coisas das garotas apimentadas?? Eu tinha tudo isso e mais um monte de revistas, em uma pasta cheia de informações delas e desenhos que eu mesma fazia de cada uma.


Cada uma tinha seu estilo e personalidade, os quais davam os apelidos de cada uma: Scary, Posh, Baby, Ginger e Sporty, mas seus estilos se fundiam em uma sinergia que fazia com que a parte visual do grupo conversasse entre si. Minha preferida era Emma, a Baby (eu sempre era ela, nas apresentações pra família que eu e as minhas primas faziamos) hahahaha.

Emma era a inocente e infantil do grupo. Sua marca registrada eram as Maria-chiquinhas, plataformas, saias e vestidos curtos, bem como seu colarzinho que indicava seu apelido.
E aí, quem disse que foi Carrie Bradshaw que começou com a onda do nome no colar?? hahaha


Logo depois de Madonna, e muito antes da minha musa GaGa, Geri, a Ginger, já arrasava por aí com seus collants sem calça, hot pants, vestidos escandalosos, enfim...
Pode-se dizer que ela era uma Lady Gaga um pouco mais low profile que a própria, para a época. Sempre com o lema Girl Power na ponta da língua, sem dúvida ela era a mais patriota, ativista e feminista  de todas: seu vestido com a bandeira da Inglaterra e seu amor por Margareth Tatcher deixavam isso bem claro.



Mel B, a Scary spice, era uma animal print addicted. Looks totais em onça, zebra, tigre ou o que mais fosse, eram os seus preferidos. Também abusava das plataformas, corselets, e o que mais pudesse deixar seu sarado tanquinho em evidência. Além disso, ela era bastante a frente do seu tempo, usava um piercing na língua. Será que foi por conta dela que eu coloquei o meu??? hahaha

Sporty Spice, A Mel C, era referência para as esportistas. Patrocinada pela Nike, não tirava os tênis e agasalho esportivo. Mas quando o dresscode exigia, ela colocava uma plataforminha e um look mais elegante, para deixar um pouco de lado seu rótulo esportista.

E por último, a talvez mais conhecida, por estar em alta no mundo da moda desde sempre, Victoria Beckham, a Posh Spice, que em tradução literal seria a Spice Elegante.
Vicky, nunca desceu do salto, e sempre esteve montada no seu "little Gucci dress". Atualmente a ex-spice é fashion designer e está conquistando seu lugar nesse mercado.
Sem contar que se casou com David Beckham, querem coisa melhor do que isso?hahaha


Pelas fotos podemos visualizar o quanto elas usavam tendências que hoje estão em alta: metalizados, plataformas (estão voltando com tudo para o verão), glitter (nova coleção de sapatos da Miu Miu), leopard print (não precisa nem comentar né?) e até color block...

Um comentário: